Notícias

» 25.03.2008

Reciclagem de pneus bate recorde em 2007

A coleta e reciclagem de pneus inservíveis bateu recorde no País em 2007. No primeiro ano de atividades da Reciclanip, empresa privada voltada exclusivamente para a coleta e destinação de pneus inadequados para reutilização, foram recolhidos mais de 140 mil toneladas de pneus, e criados 63 novos pontos de coleta, totalizando 283. "Para 2008, as expectativas são de reciclar 150 mil toneladas de pneus", informou a assessoria da instituição.

A Reciclanip é uma iniciativa do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, iniciada em 1999, pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Na avaliação da gerente geral da entidade, Renata Murad, os investimentos realizados pelos fabricantes de pneus novos, de US$ 16 milhões, foram determinantes para o sucesso da entidade.

No Brasil, a utilização dos pneus destina-se em 84% ao uso como combustível alternativo no co-processamento da indústria de cimento, e 12% para fabricação de pó de borracha e produção de asfalto. Além disso,o material também pode ser aproveitado como matéria-prima para solado de sapatos e dutos fluviais.

O projeto de implantação da Reciclanip seguiu o exemplo de empresas européias. No exterior, no entanto as companhias criadas com esse fim são remuneradas pelos diversos setores produtivos de pneus. No Brasil, contribuem para a iniciativa apenas os fabricantes de pneus novos.

voltar

Kubitz 2008 ® Rua São Paulo, 2527 - Cascavel / PR - Fone: +55 (45) 3225-2066 - Skype: gersonkubitz
Política de privacidade